quarta-feira, 28 de março de 2012

Elemento Visual - Linhas


Ainda trabalhando com os elementos visuais, dessa vez temos a linha. Essa atividade foi feita por todas as minhas seis turmas (duas do 9º ano do Fundamental e quatro do Ensino Médio) Cada aluno criou um padrão abstrato usando linhas curvas ou retas. Os trabalhos individuais foram reunidos em um grande painel (aproximadamente 5,00 x 1,00 m). Infelizmente o registro fotográfico do trabalho inteiro não ficou muito bom, mas é possível observar melhor nas fotos em detalhe. Esse trabalho prova que com um pouco de imaginação e recursos limitados (canetinha hidrocor e papel A4 branco) é possível criar algo de grande impacto visual.

Dica: Uma oficina online produzida pela professora Eliana Pougy [Elementos da Arte Visual], pode ser acessado por todos. Recomendo para alunos e professores.










Peço a todos que visitam nosso blog que, caso usem nossas atividades como referência, não deixem de atribuir os créditos, se possível colocando um link para nossas postagens. Eu e meus alunos agradecemos a gentileza. 

Elemento Visual - Ponto - Ensino Médio


Mais uma atividade onde partimos do elemento visual básico, o ponto, dessa vez com os alunos do Ensino Médio. Fizemos um trabalho de estampa, usando tampinhas de garrafas e outros objetos. A idéia para essa atividade surgiu a partir do livro “Print & Stamp” (em inglês) de Traci Bunkers (comprei na Amazon), recomendo o livro, vale o investimento.














Elementos Visuais - Ponto


Olá Pessoal!

Primeira postagem de 2012 e já estamos no final de março, mas não tenho tido tempo para cuidar do blog como gostaria. 

Bem estamos começando o ano com um problema, o planejamento de 2012 na Rede Estadual deve seguir as orientações da SEDUC (Secretaria de Estado de Educação), que elaborou um currículo mínimo para ser desenvolvido pelos professores. Confesso que estou bastante confuso com relação ao que foi proposto pela Secretaria, estou lendo o documento e pensando em como aplicá-lo na prática. Alguns colegas me escreveram, pois estão com a mesma dificuldade. Vamos ver como ficará.

Enquanto resolvemos essa questão do planejamento, iniciei o ano letivo trabalhando com os elementos visuais. Recebo alunos que se sentem muito inseguros em relação a produzir seus próprios trabalhos. Isolar os elementos que compõem a gramática visual e trabalhar a partir deles me parece uma boa estratégia para fazer com que os alunos compreendam o processo de construção das imagens e, ao mesmo, tempo criar oportunidades para que eles produzam sem muita pressão.

Os trabalhos abaixo foram feitos pelas turmas do 9º ano. O elemento visual é O PONTO. Partimos da obra de artista aborígenes australianos e criamos essas imagens a partir da figura de um lagarto. Os trabalhos foram feitos em duplas e depois reunidos em um mural. Espero que gostem! J